Quase tutti buona gente!
As pessoas de origem italiana tiveram participação fundamental na transformação do Paraná no que ele é hoje, um dos estados mais pujantes do Brasil. Mas, diferentemente do que muita gente acha e até alguns livros narram de forma equivocada, os imigrantes italianos não chegaram ao nosso Estado pelo Oeste e Sudoeste, regiões que desde quase sempre concentram os maiores percentuais de paranaenses cujos ancestrais vieram da terra da pizza e do vinho.
Oficialmente, os primeiros italianos chegaram ao Paraná em 1875 e se instalaram nas regiões de Antonina, Paranaguá e Morretes, fundando as colônias de Nova Itália e Nova Alexandra. Em 1900 já viviam e trabalhavam por aqui mais de 30 mil italianos e hoje, de acordo com as estatísticas mais confiáveis, seus descendentes são perto de 40% da população do Estado todo.
É oportuna, por essas e outras razões, a iniciativa da Assembleia Legislativa de realizar nesta quarta-feira (21) uma sessão solene em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, homenagem mais que justa a uma enorme legião de pessoas que vieram de longe para, com coragem e determinação, emprestar suas mãos como ferramentas para tornar nosso Paraná a pujança que ele é hoje.
Alguns se perderam pelos becos da vida, óbvio, mas a grande maioria honrou o Brasil. E entre essa maioria figura o cascavelense Ermilo Zanatta, merecidamente incluído na lista de convidados especiais para a celebração desta quarta. (Foto: Reprodução)