Nipofest promete transformar Cascavel num pedaço do Japão
Em torno de 25 mil pessoas são aguardadas na VI Nipofest Cultural, tradicional festa idealizada pela Acec (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), que será realizada dias 9 e 10 de março, no Centro de Convenções e Eventos, e promete uma programação intensa, além de muita gastronomia e oficinas.
Nos estandes, os visitantes encontrarão diversas opções gastronômicas, incluindo pratos como o yakissoba, sukiyaki, sushis, hot sushi, tempurá de legumes e de sorvete, poke, temaki, ceviche, além de pastel, pizza, churros, doces português, shawarma, donuts e hot dog coreano.
Além da culinária, o público terá acesso a oficinas, como a de origami, que é uma arte secular japonesa, que consiste na criação de figuras diversas a partir de dobras geométricas de papéis, sem cortes ou colagem, apenas dobraduras.
Os visitantes também poderão participar da oficina de mangá, focada nas histórias em quadrinho do Japão, ou ainda da oficina pixel art, que é uma técnica que passou a ser usada para reproduzir personagens da cultura pop em diferentes objetos, com custo de R$ 5 para quem quiser adquirir o chaveiro produzido.
A oficina de shodô também não ficará de fora. Quem tiver interesse poderá conhecer mais sobre a caligrafia japonesa e dar vazão às emoções através da escrita, ou ainda da oficina de ikebana, que é uma arte de composição floral japonesa que segue regras e simbolismos pré-estabelecidos.
"Nosso objetivo com a Nipofest é transformar Cascavel em um pedacinho do Japão nesses dois dias de evento. Queremos que as famílias se divirtam, conheçam a cultura japonesa e prestigiem as diversas atividades previstas", aponta o coordenador geral do festival, Vander Matsumoto. (Foto: Divulgação)