Você faz a sua parte no trânsito?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Condutores e pedestres são responsáveis por um trânsito mais seguro. Por isso, devem estar sempre alertas para tornar esse espaço comum a todos menos perigoso e mais humanizado.
Boas práticas no trânsito ocorrem quando a pessoa está sempre preparada e atenta para evitar riscos de acidentes.
A buzina só deve ser usada para chamar a atenção de quem pode estar oferecendo perigo ao seu redor. Por isso, buzine só quando for necessário.
Quando se está dirigindo, é necessário que haja comunicação e atenção eficientes entre os condutores. O uso correto da seta é fundamental para comunicar as intenções de cada um nas vias. Essa ferramenta permite que os condutores consigam se programar e reduzir a velocidade ou frear a tempo, quando necessário. Usar a seta e equipamentos de segurança, além de seguir o limite de velocidade, ajuda a salvar vidas.
Você sabia que usar o celular quando se está dirigindo, mesmo que por alguns segundos, é tão perigoso e grave quanto dirigir alcoolizado? Não corra o risco de provocar acidentes e infringir a lei, já que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro falar ao celular é um infração gravíssima. Em caso de necessidade, estacione e desligue o veiculo para falar ao celular.
Manter a distância segura de outros carros também é essencial para prevenir acidentes, pois numa situação de risco o condutor tem maior espaço para manobras.
Nunca dirija sem cinto de segurança. Segundo estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves nos acidentes e, no banco de trás os passageiros ficam até 75% mais seguros. Também é obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação ou cinto de segurança para as crianças (definido por idade).
Para os motociclistas, o uso de capacetes é obrigatório e as luvas, botas e jaqueta é essencial para evitar lesões em caso de acidente.
O Código de Trânsito Brasileiro apresenta um conjunto de sinais definidos para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
E não se esqueça de realizar manutenções periódicas nos limpadores de para-brisa, pneus, faróis, sistema de freios e correia dentada, etc... (Foto: BPTran-PR)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito, com formação em Psicologia Hospitalar e Orientação Vocacional e PNL - CRP-08/13639 - Contato (45) 99912-8788