Estradas muito melhores é o sonho do transporte de cargas
Nos últimos anos, a economia do Paraná passou por uma expressiva diversificação. De acordo com os estudos realizados pelo Ipardes com base nos dados do IBGE, oito municípios do Paraná já figuram entre as 100 maiores economias do Brasil, mas mesmo assim a infraestrutura do Estado tem sido alvo de críticas de diversos setores importantes, em especial o do transporte rodoviário de cargas, principal meio de escoamento da produção agrícola até o Porto de Paranaguá e de lá para o mundo.
Uma pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) constatou que 59% das rodovias paranaenses são consideradas regulares, ruins ou péssimas. Porém, nos últimos dias a expectativa do segmento melhorou já que o Governo do Estado recebeu R$ 395 milhões da operação de crédito Avança Paraná II, contratada junto ao Banco do Brasil para obras nesta área.
Silvio Kasnodzei, presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), comenta que esse investimento é de extrema importância para o setor, já que a maioria das rodovias está deteriorada. "Apesar de ser visto como um Estado rico e em evolução, o Paraná perdeu muito tempo devido à falta de investimentos assertivos. Entendemos que esse valor anunciado é importante e significativo, mas ainda não será suficiente para recuperarmos na sua totalidade o tempo deixado para trás ao longo dos últimos anos, principalmente observando que o estado é muito grande em dimensões e em população", pontua.
Uma das queixas dele é sobre o fato de a grande parte das rodovias que ligam o porto até as regiões produtoras ainda não estar duplicada, o que acaba atrapalhando a logística do setor. Esse problema é um dos observados pela operação de crédito Avança Paraná II, que anunciou que, pelos próximos 30 anos, 19 trechos de estradas receberão intervenções como duplicações e implantação de terceiras faixas, obras estruturantes para elevar a qualidade dos trechos concedidos, além de tecnologias para maior segurança viária.
"É difícil imaginar que para chegar até o segundo maior porto do Brasil temos somente uma opção rodoviária, onde precisam transitar cargas vindas de outros estados e até de países vizinhos. Além disso, a maior parte das rodovias que ligam nosso porto até as regiões produtoras não é duplicada. Felizmente percebemos que os nossos governantes estão cientes do problema, e juntos superaremos os desafios. É assim que o transporte rodoviário de cargas paranaense vê esse cenário com os novos investimentos no nosso estado", comenta Silvio.
A colaboração entre Estado e União resultou na criação conjunta do projeto, que servirá como referência para futuras concessões rodoviárias em todo o País. O Avança Paraná II visa melhorar a infraestrutura de transporte e logística tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, dando suporte ao desenvolvimento social e econômico do Estado.
O presidente do Setcepar também comenta sobre a volta do pedágio. "Tudo foi muito lento até aqui, mas esperamos que essas novas concessões sejam o início de uma nova era para infraestrutura do Paraná, com mais assertividade, transparência e resultados. Tenho certeza de que com trabalho bem feito o Estado será ainda mais alavancado, potencializando diversos segmentos, inclusive o transporte rodoviário de cargas", finaliza Kasnodzei. (Foto: DER-PR)