Mulheres já são maioria nas universidades estaduais do PR
A participação feminina na produção de ciência tem ganhado cada vez mais presença no mundo, e o Paraná não foge à regra dentro deste cenário. Por aqui, elas deixaram de ter uma participação acanhada e já são maioria também entre os professores das universidades estaduais com 3.954 cadeiras, o equivalente a 52% do total de docentes.
No domingo (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para reconhecer e valorizar a participação feminina na produção de ciência e tecnologia.
"A presença das mulheres na área de pesquisa amplia o alcance e traz novas perspectivas para a produção do conhecimento. A mulher tem um papel fundamental nas universidades e nas instituições de Ciência e Tecnologia, tanto na produção de pesquisa, quanto inspirando mais meninas e mulheres para atuar nessas áreas", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
Além da docência, entre alunos também há uma presença feminina cada vez maior. Em todas as universidades estaduais paranaenses são 102.696 pessoas - abrangendo alunos, professores e servidores de áreas de apoio - e 59.308 são mulheres, ou 57,7% do total. (Foto: Seti/PR)