Bispo gaúcho vai comandar a Arquidiocese de Cascavel
A Nunciatura Apostólica do Brasil anunciou nesta terça-feira (13) que o papa Francisco decidiu nomear Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito da diocese de Montenegro (RS), como novo administrador apostólico da Arquidiocese de Cascavel. A decisão foi tomada um dia após a acolhida do pedido de renúncia de Dom Adelar Baruffi, por motivos de saúde.
O administrador apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma Arquidiocese no período em que ela fica sem um bispo titular. Dom Paulo Antônio de Conto continuará na função até a designação do novo bispo, por parte da Santa Sé.
Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, segue em sua função de auxiliar, agora de Dom Paulo. Dom Adelar Baruffi, por sua vez, permanece em Cascavel como bispo emérito.
Dom Paulo, que se apresentará na cidade no próximo dia 22, foi ordenado sacerdote em julho de 1968, em Encantado, e também atuou em Pantano Grande, santa Cruz do Sul e Porto Alegre antes de ser eleito bispo, em julho de 1991. E como bispo, atuou em Cáceres (MT), Criciúma (SC) e Montenegro (RS). (Foto: Divulgação)