Ministro anuncia em Cascavel probição à importação de tilápia
"O Brasil tem excelentes relações comerciais mundo afora, mas foi determinada ontem à noite a suspensão imediata de qualquer importação de tilápia vinda do Vietnã". Este anúncio foi o principal destaque da entrevista coletiva concedida pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (7), durante o Show Rural, em Cascavel. A medida, ressaltou, busca proteger o pescado brasileiro não só contra concorrência predatória, mas também contra o vírus IL V, presente no Vietnã e ainda não encontrado no Brasil. O Paraná é o maior produtor nacional do setor.
Durante a entrevista, o ministro também anunciou que o Brasil irá habilitar, ainda neste ano, um número recorde de frigoríficos de bovinos, suínos e aves para exportar para a China. "Até o meio do ano teremos novidades", garantiu, lembrando que ano passado já foram liberadas 10 dos 11 frigoríficos nacionais que haviam sido embargados pelo mercado asiático.
De acordo com Fávaro, é plano do Ministério da Agricultura alcançar os mercados da Coreia do Sul e do Japão com carnes bovina e suína. "Conseguimos abrir nove mercados para o setor do agronegócio em janeiro último, um recorde histórico", pontuou, após lembrar que 78 mercados menores foram abertos ao longo do ano passado e que 39 deles já começaram a comprar do Brasil.
Sobre a feira da Coopavel, o ministro foi só elogios. "É uma grande alegria estar aqui no Show Rural, a primeira das grandes feiras que abre o calendário nacional de eventos técnicos pelo Brasil. É aqui que o agropecuarista decide sobre o que comprar e como investir para melhorar ainda mais os resultados", afirmou Favaro, que foi recepcionado pelo presidente Dilvo Grolli, dentre outras autoridades, anunciou a liberação de mais R$ 4 bilhões para produtores rurais investirem em novas tecnologias e garantiu que o Governo Federal está atendo a todas as demandas do agronegócio. (Foto: Divulgação)