Unioeste se volta para o desenvolvimento do agro
Principal universidade da região agrícola mais rica do Brasil, a Unioeste tem se voltado cada vez mais ao setor agropecuário. Esse foco ganhou maior ênfase ao longo da última década e já culminou com avanços importantes, dentre eles o desenvolvimento de um trator elétrico desenvolvido em parceria com a Moldemaq, empresa com sede em Jaraguá do Sul (SC).
Com apoio de diferentes órgãos de fomento do Estado, a Unioeste tem buscado colaborar cada vez mais com o setor agropecuário por meio do Laboratório de Microbiologia e do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais.
"O objetivo é fomentar a criação de bioinsumos microbiológicos, bioprodutos e nanotecnologias com aplicações específicas no âmbito agroalimentar", explica a professora doutora Fabiana Gisele da Silva Pinto, que coordena esse trabalho.
De acordo com ela, nos últimos três anos houve um foco maior em parcerias. "Esse incremento se deve à busca contínua das empresas pelo desenvolvimento, inovação e adoção de novas tecnologias, especialmente aquelas relacionadas à criação de produtos biológicos inovadores".
"Nosso foco permanecerá na busca por soluções que proporcionem um custo-benefício vantajoso para a produção agrícola, ao mesmo tempo em que priorizamos a promoção da saúde e bem-estar nas esferas humana, animal e ecológica", ressalta Fabiana. (Foto: Divulgação)