Mais de 900 mil alunos voltam às aulas nesta segunda no PR
Os 2.087 colégios estaduais do Paraná passaram a semana ultimando os preparativos para o início do ano letivo de 2024, cujas aulas começam nesta segunda-feira (5). Reuniões foram realizadas entre segunda e sexta-feira pra assegurar que tudo esteja em ordem para a recepção aos 908 mil estudantes.
"Todo o início de ano letivo é dedicado ao planejamento e, neste momento, o foco da comunidade escolar é a recomposição da aprendizagem por meio da análise do desempenho dos alunos no ano passado e a definição das medidas que podem ser aplicadas para alcançar resultados ainda melhores no aprendizado, mantendo o Paraná no topo do ranking da educação do Brasil", afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, sobre os encontros da semana.
De acordo com ele, a rede escolar paranaense foi reforçada com 1.195 professores e pedagogos, que tomaram posse em janeiro. "A ampliação do corpo docente da rede estadual, via concurso, era um dos maiores anseios da comunidade escolar que, depois de 10 anos, foi atendido pelo Governo do Estado. Agora, a rede poderá contar com estes profissionais capacitados para fortalecer ainda mais a educação do Paraná", destacou.
ENSINO INTEGRAL
Com a meta de ampliar a abrangência da educação integral na rede estadual, a Secretaria da Educação planeja quase dobrar o número de alunos beneficiados pela educação integral até 2025, passando de 52 mil para 100 mil. Atualmente, 253 instituições de ensino do Paraná oferecem esse modelo pedagógico e o objetivo é que este número chegue a 400, nos próximos dois anos, representando um investimento anual de R$ 400 milhões. A partir de 2024, a previsão é integrar 157 novas escolas ao modelo, resultando em 87 mil novas matrículas. (Foto: Felipe Barboza/Seed)