A PM do Paraná em xeque
Um dos primeiros atos de Cida Borghetti ao assumir o comando do Governo do Paraná, em abril deste ano, teve como objetivo dar uma demonstração de valorização das mulheres com a nomeação da coronel Audilene Rocha como nova comandante da Polícia Militar do Estado. Mas, a julgar pelo edital para preenchimento de 16 vagas, cujas inscrições começaram nesta segunda-feira, o esforço caiu por terra, pois ao permitir a inclusão da "masculinidade" como um dos 72 critérios de avaliação psicológica, a comandante provocou a ira de uma fatia muito ativa da população ao Governo Cida. E pouco adianta a PM emitir nota dizendo que o objetivo é apenas "avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, aspectos estes extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar", pois o caso ganhou repercussão nacional - negativa, é claro.
Amoêdo em Cascavel
"Uma oportunidade relevante para aprofundar o debate sobre o que queremos para esse novo Brasil". Assim o candidato do Novo à Presidência da República, João Amoêdo, define a peregrinação que está fazendo nesta segunda-feira pelo Oeste paranaense. Vindo de Foz do Iguaçu, onde palestrou de manhã, às 19h, em Cascavel, ele fala a uma seleta plateia no auditório da Univel.
Moro em Foz
Mats Melin, presidente da Suprema Corte Administrativa da Suécia, será o encarregado da abertura da conferência que irá reunir juristas de 30 países entre 16 e 19 de setembro, em Foz do Iguaçu. A palestra mais aguardada do evento, no entanto, é a do juiz federal Sérgio Moro, que irá falar sobre "Combate permanente à corrupção no mundo".
Reviravolta
Na semana passada, a Comissão de Justiça e Redação da Câmara havia rejeitado o projeto que amplia o perímetro urbano de Cascavel. Na sessão desta segunda-feira, no entanto, o parecer foi derrubado e o projeto foi aprovado por 18 a 2. Inclusive com o voto do vereador Damasceno Júnior, um dos integrantes da referida comissão.
O que muda
Proposto pelo Executivo, o projeto anexa cinco novas áreas ao perímetro urbano de Cascavel, dentre elas a do Lago Azul, que concentra um número expressivo de moradores e na condição atual está impedido legalmente de receber determinadas benfeitorias.
(Des) emprego
Antes mesmo de a segunda-feira amanhecer, centenas de trabalhadores já tinham "invadido" a Agência do Trabalhador de Ubiratã por conta da oferta de 800 vagas de auxiliar de produção abertas por uma cooperativa e cujos salários variam de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil. Ao mesmo tempo, outras centenas de pessoas de acumulavam na Agência do Trabalhador de Cascavel, mas apenas para se candidatar a empregos ainda inexistentes.
Compromisso
Quatro candidatos ao Governo do Paraná estarão em Francisco Beltrão na sexta-feira (17) para receber a Carta do Sudoeste, que lista 49 ações governamentais consideradas prioritárias para a região. O encontro vai reunir Cida Borghetti, Ratinho Júnior, João Arruda e Dr. Rosinha, além de prefeitos, vereadores, empresários e representantes de entidades e instituições.
Minguando
Ficou no passado o tempo em que o MDB dava as cartas e jogava de mão no Paraná. Cálculos internos indicam que, diante do fracasso da aliança com o PDT, o "Velho de Guerra" só fará duas cadeiras na Assembleia Legislativa. E entre os 32 candidatos homologados, despontam com maiores chances os atuais deputados Requião Filho, Nereu Moura e Anibelli Neto.
Laranjice?
Ogier Buchi, candidato a governador pelo PSL, foi flagrado indo tomar o café da manhã na casa de Ricardo Barros e Cida Borghetti nesta segunda-feira. Foi o bastante para que seus opositores saíssem dizendo que ele não passa de um candidato "laranja", ou seja, que usará a campanha para favorecer a atual governadora.
* Pílulas
* A Câmara deve aprovar em redação final, nesta terça-feira, o projeto criando o Dia do Mineiro em Cascavel. Será que depois da sessão haverá um café da tarde à base de pão de queijo para comemorar o feito? * A reunião ordinária de quinta-feira da Amop será na Usina de Itaipu e uma oportunidade para que os prefeitos tratem com o presidente Marcos Stamm e demais diretores sobre o andamento dos programas atuais e novas parcerias entre a binacional e os municípios. * Durante a sessão desta segunda-feira da Assembleia, o deputado Ratinho Júnior apresentou seu pedido de licença do mandado até 12 de novembro para poder se dedicar de corpo e alma à campanha ao Governo do Estado. * O PT pediu formalmente reforço na segurança dos prédios do governo federal para esta quarta-feira (15), quando o partido realizará um grande ato em Brasília para pedir a libertação do ex-presidente Lula. Adivinha quem vai pagar a conta! * Aliás, será um ato apenas para dar satisfação aos militantes, pois Manuela D?Ávilla, do PCdoB, já renunciou à candidatura a presidente para ser vice do petista Fernando Haddad.