CNTA prepara atletas para as próximas duas Olimpíadas
Cinco jovens corredores entre 14 e 17 anos e provenientes de diferentes partes do Brasil encontram-se em Cascavel, sendo acompanhados bem de perto por uma estrela do atletismo mundial. Até o próximo dia 2 eles serão treinados por ninguém menos que Zequinha Barbosa, que figurou por uma década entre os dez melhores do ranking mundial dos 800 metros rasos.
Hoje com 62 anos e morando nos EUA, Zequinha está conduzindo um camping de treinamento no CNA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo), onde recebeu o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos. O referido Centro, vale lembrar, é uma conquista do ex-deputado Evandro Roman que colocou Cascavel no mapa do atletismo brasileiro de elite.
Zequinha explica que o treinamento que está conduzindo em Cascavel é voltado para as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles (EUA), e para as de 2023, em Brisbane (Austrália).
"Deus fez com que eles [os atletas] me escolhessem, pois eu não os procurei. Deus os encaminhou até mim, e eu vim aqui para me certificar de que eles realmente têm uma grande vontade, e um desejo ainda maior do que a vontade, de se tornarem atletas olímpicos", afirmou Zequinha, acrescentando que se tornar um atleta olímpico é tarefa difícil e que exige a renúncia de muitas coisas.
Zequinha ressaltou a estrutura de treinamento que Cascavel oferece no CNTA. "Moro nos Estados Unidos há 40 anos, e é algo que apenas o primeiro mundo possui", afirmou. Ainda segundo ele, existe uma geração talentosa no atletismo brasileiro.
Leonardo Nicola, de 17 anos, residente em Mauá da Serra, no Norte do Paraná, é um dos jovens atletas sendo treinados por Zequinha. "É muito gratificante estar aqui com este projeto do Zequinha Barbosa. Sempre foi meu sonho estar ao lado dele, treinando todos os dias. Eu tenho o sonho de ser um atleta olímpico; é árduo, cansativo e trabalhoso, mas acredito que com o trabalho do professor conseguiremos alcançar isso", afirmou.
Renan Miguel, também de 17 anos, veio de Petrolina (PE) para participar do treinamento com Zequinha Barbosa. "Todos nós temos o sonho olímpico de chegar em 2028 como atletas de alto rendimento, e estamos no caminho certo. Neste ano, há muitas competições para nós; vamos ver se conseguimos nos destacar", disse.
Além de Leonardo e Renan, estão treinando com Zequinha o também paranaense Vicenzo Jesus de Souza, 17 anos, de Maringá, Luiz Gustavo Santos das Virgens, 14 anos, e Daniel Elias Lira Gomes, 16, de Sonora (MS). (Foto: Silvia Soluszynski/Secom)