Ícone do Direito, Bretas tem carreira reconhecida pela Câmara de Cascavel
Um dos advogados mais antigos e atuantes do Oeste paranaense viveu um dos melhores momentos de sua carreira de 49 anos durante a sessão desta segunda-feira da Câmara de Cascavel. Com 75 anos de idade e uma enorme legião de seguidores conquistados como professor de Direito Penal e Processual Penal, José Bolívar Bretas recebeu dos vereadores o título de Honra ao Mérito por proposição do presidente do Legislativo, Gugu Bueno.
Paulista de Espírito Santo do Turvo, Bretas se formou na década de 60 pela Faculdade de Direito de Bauru e se mudou ainda muito jovem para Assis Chateaubriand, no Oeste paranaense, onde desde sempre cumpriu à risca o ensinamento de John R. Wooden, para quem "sucesso é o estado de espírito resultante da consciência que você tem de haver se empenhado para ser o melhor que é capaz de ser".
Por seu elevado conceito como advogado, há 28 anos foi contratado para reforçar o corpo docente da Unipar, instituição na qual há muito presta auxílio a famílias carentes com orientações e ações nas áreas do Direito Civil, Criminal e de Família como membro do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita.
"Bretas sem dúvida marca sua história pela excelência e, portanto, o sucesso é uma consequência natural em sua vida", resumiu Gugu Bueno durante a entrega da honraria, ressaltando que o homenageado tem sido fonte inspiradora para familiares, alunos, amigos e clientes.
Tanto assim que seu filho mais velho, José Bolivar Bretas, hoje também morador de Cascavel, virou uma espécie de celebridade no mundo jurídico quando, com apenas 34 anos de idade, passou a contar em seu portfólio com figuras nacionalmente conhecidas como Delcídio do Amaral, Pedro Barusco, Ricardo Pessoa (UTC), Julio Camargo e Renato Duque. (Foto: Flávio Ulsenheimer)