Paraná vira inspiração para o mundo em energias renováveis
Os ótimos resultados alcançados com a geração de energias renováveis no Paraná a partir da instalação de sistemas fotovoltaicos e biodigestores, em especial na Região Oeste, viraram referência internacional. Essa transformação foi viabilizada por meio do programa RenovaPR, uma parceria do poder público com a iniciativa privada que completou dois anos em 2023.
O êxito tem sido tamanho que em novembro do ano passado, o RenovaPR foi tema na Conferência Internacional sobre Participação Pública e Tecnologias da Informação promovida pelo Consórcio E-Planning e pelo Departamento de Estudos Urbanos do Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge, nos Estados Unidos.
Até o momento, 7,6 mil projetos de energia sustentável no valor de R$ 1,3 bilhão foram contemplados, com juros subsidiados pelo Banco do Agricultor Paranaense. A geração própria de energia limpa pelos agricultores traz economia, melhora a competitividade dos produtos paranaenses e possibilita uma produção mais sustentável.
De acordo com o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, o resultado do programa é fruto do interesse dos produtores, da indústria e da sociedade como um todo em uma produção agropecuária atenta aos cuidados com o meio ambiente. Na área rural do Paraná, cerca de 18% da energia gerada é renovável, o segundo melhor índice do Brasil, perdendo apenas para o estado de Minas Gerais (21,1%). Energia solar é o principal componente dessa transformação, mas as conexões com biomassa também estão ganhando cada vez mais adeptos. (Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)