As mulheres paranaenses dão show de organização
A Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou 2024 oficializando a instalação de quatro novas unidades, criadas nas cidades de Salgado Filho, Doutor Camargo, São Pedro do Paraná e Goioerê. Agora elas são 144 no total, um feito que mostra o quanto as mulheres paranaenses têm se organizado na luta por seus direitos.
Responsável pela Procuradora Especial da Mulher na Alep, a deputada Cloara Pinheiro reforça que a meta é continuar ampliando a rede de procuradorias. "É importante que toda Câmara Municipal tenha um espaço de luta e acolhimento das demandas das mulheres", diz ela, ressaltando que outro desafio "é o combate à violência política contra a mulher nas eleições municipais de 2024".
As Procuradorias da Mulher são espaços institucionais criados nas câmaras de vereadores para promover a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher. Sua atuação é pautada na fiscalização de políticas públicas, na elaboração de projetos de lei e na conscientização da sociedade sobre questões de gênero.
Mas a relevância desse trabalho vai além da esfera política, alcançando o âmbito social, ele promove a conscientização, a educação e o empoderamento das mulheres, contribuindo para a construção de uma cultura que repudia a violência e valoriza a diversidade.
"Ao atingir a marca de 144 Procuradorias da Mulher no Paraná, demonstramos nosso comprometimento com a promoção dos direitos das mulheres. Contudo, os desafios persistem, e a expectativa é que em 2024 esse número cresça ainda mais, ampliando a abrangência, o impacto desse trabalho e o acolhimento a todas nossas atendidas, que é um dos nossos diferenciais", finaliza Cloara Pinheiro. (Foto: Divulgação)