A sua nota no Enem pode ser um passaporte para entrar na Univel
O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023 foi divulgado nesta semana e quem alcançou pelo menos 450 pontos na avaliação tem a chance de usar a nota da prova para conquistar uma vaga em um curso de graduação na Univel, presencial híbrido, e ainda ter descontos na matrícula e nas mensalidades.
"Dependendo da nota, que deve ser igual ou superior a 450 pontos, o aluno poderá ser contemplado com 80% de desconto na primeira mensalidade do semestre para a efetivação da matrícula (referente ao mês de janeiro de 2024) e mais um desconto que pode chegar a até 50% para toda a graduação", explica a consultora de vendas da Univel, Mayara Freitas.
Os alunos têm até o dia 26 de fevereiro, data de início das aulas, para aderir aos descontos e condições especiais na matrícula 2024. Neste caso, é válida somente a nota do Enem 2023. As bolsas são limitadas e a oferta está condicionada apenas para novas matrículas.
Mas essa é apenas uma das possibilidades de usar a nota do Enem para ingressar em um curso de graduação na Univel. "Se a nota do Enem de alguma das últimas cinco edições (2019/2020/2021/2022/2023) for igual ou maior do que 450 pontos, o aluno dispensa o vestibular e já fica apto a fazer a matrícula aqui na Univel", complementa a consultora de vendas.
BOLSAS E FINANCIAMENTOS
A nota do Enem pode ser usada ainda na inscrição em programas do governo federal, como o Prouni, que oferece bolsas integrais e parciais (50% de desconto) no ensino superior privado, e o FIES, que permite financiar o curso de graduação em até 100%.
Para o Prouni, o aluno deve usar a nota do Enem 2023, que precisa ser de pelo menos 450 pontos, além disso, não pode ter zerado na redação. Para ter direito à bolsa integral, a renda familiar mensal per capita não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo e no caso da bolsa de 50%, a renda familiar mensal per capita de deve estar entre 1,5 e 3 salários-mínimos.
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o aluno pode usar a nota do Enem dos últimos 10 anos, desde que tenha sido maior ou igual a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação. Os juros referentes ao crédito que pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade variam de acordo com a renda familiar do estudante, que não pode ultrapassar 3 salários-mínimos. (Foto: Divulgação Univel)