Receita Estadual aplicou quase R$ 2 bilhões em multas em 2023
O balanço da 8ª Programação Fiscal Estadual, transcorrida ao longo de 2023, revela um montante de R$ 1,86 bilhão lançado em 1.416 autos de infração emitidos pela Receita Estadual do Paraná, em um total de 952 procedimentos de auditoria. Os números destacam a intensidade das ações fiscalizatórias e refletem parte substancial das irregularidades identificadas pelo Fisco no ano passado.
As empresas autuadas pela Receita Estadual têm a oportunidade de recorrer dos autos, com ampla possibilidade de revisão e apresentação de argumentos para contestar autuações, conforme os trâmites legais estabelecidos. "Uma abordagem mais incisiva visa não apenas corrigir as irregularidades já identificadas, mas também prevenir futuras infrações, fortalecer a confiança no sistema tributário estadual e, cada vez mais, incentivar a autorregularização e a conformidade fiscal", explica Roberto Tizon, diretor da Receita Estadual do Paraná.
As principais infrações detectadas durante as auditorias são relacionadas à falta de pagamento de impostos, utilização e transferência indevida de créditos e omissão na emissão de notas fiscais durante as transações de mercadorias. (Foto: Divulgação Sefa)