PR lidera disparado a política de apoio à chamada 3ª idade
O Paraná concentra nada menos que 76% das cidades certificadas pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ao todo, 29 cidades paranaenses já foram certificadas, a mais recente delas Araucária. E esse número tende a crescer rapidamente, pois outras nove estão em processo de adesão.
A meta da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa é tornar o Paraná o "primeiro amigo da pessoa idosa mundial", com 100% das cidades certificadas pela rede global. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população.
"Os municípios paranaenses estão se preparando cada vez mais para cuidar das pessoas idosas, oferecendo mais oportunidades de um envelhecimento ativo e saudável", destaca a secretária Leandre Dalponte. "Estamos diante de um crescimento da população idosa impactando a economia, a educação e as famílias", ressalta, citando, entre outras iniciativas, a construção de condomínios de idosos e a implementação de Centros de Convivência e programas de turismo para a população 60+.
MUNICÍPIOS CERTIFICADOS
Já são reconhecidas como amigas dos idosos as seguintes cidades paranaenses:
Bom Sucesso do Sul
Chopinzinho
Dois Vizinhos
Itapejara D’Oeste
Nova Esperança do Sudoeste
Pato Branco
Pérola da Oeste
Realeza
Renascença
Santa Tereza do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Sulina
Planalto
Salgado Filho
Barracão
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Colombo
Enéas Marques
Irati
Prudentópolis
Vitorino
Curitiba
Francisco Beltrão
Londrina
Guarapuava
Verê
Araucária