Atenção: plantio e colheita exigem cuidados no campo
O momento é de intenso trabalho para os agricultores paranaenses, que estão empenhados com o término da colheita da safra de feijão e o fim do período de plantio da soja, cujo prazo foi prolongado até dia 31 de janeiro por conta das chuvas excessivas do ano passado.
Por conta disso, a movimentação de maquinário nas propriedades rurais é muito grande, o que causa certa preocupação à Copel já que, ao longo de 2023, ao menos sete acidentes foram registrados por conta de contatos com a rede elétrica que corta muitas propriedades.
A companhia orienta os agricultores a manterem distância da fiação, alertando que quando maior o maquinário utilizado, maior é o risco de contato acidental com a fiação. "Manter distância segura é crucial para prevenir acidentes", destaca Patrícia Veiga Damasceno, gerente de Segurança do Trabalho na Copel.
Ela recomenda atenção ao planejamento dos trabalhos, pois os acidentes podem acontecer por falta de percepção sobre a presença da rede de energia em determinado local, já que o foco está voltado às atividades na plantação.
Outro ponto de atenção são os "estais", como são chamados os cabos de aço que prendem os postes ao chão. Ao operar máquinas agrícolas, deve-se tomar cuidado para não os romper, porque o poste pode ceder e rebaixar a altura da rede de energia.
PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS
- Manter distância segura ao manobrar veículos e equipamentos;
- Não estacionar máquinas debaixo da rede elétrica;
- Em caso de contato do veículo com a rede elétrica, o condutor não deve sair do maquinário. Contate imediatamente a Copel pelo 0800 51 00 116, antes de qualquer resgate;
- Ter cautela ao colher frutas, fazer podas ou cortar vegetação alta, como eucalipto e bambu. O transporte de varas de pescar também oferece risco de toque na rede elétrica;
- Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos; é preciso sinalizar a área e informar a Copel imediatamente;
- Não realizar queimadas próximas às linhas de transmissão, pois além de riscos à vida, pode danificar o sistema elétrico, interrompendo o fornecimento de energia. (Foto: Divulgação Copel)