Composição dos Conselhos Tutelares muda apenas 20%
Os 15 conselheiros eleitos e/ou reeleitos em outubro do ano passado tomaram posse oficialmente nesta quarta-feira (12), em solenidade na Prefeitura de Cascavel. Escolhidos da forma mais democrática possível (pelo voto popular), eles vão atuar nos Conselhos Tutelares existentes na cidade.
Antes mesmo da eleição eles tiveram que passar por uma prova escrita e realizar exames médicos e psicológicos e avaliação documental. Dos 15 eleitos, 12 já integram os conselhos e apenas três estão assumindo pela primeira vez, o que representa uma renovação de apenas 20%.
"São profissionais fundamentais na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Cascavel. Então, hoje eles assumem esse compromisso e essa responsabilidade com a sociedade cascavelense de zelar pelo nosso bem maior, que são as nossas crianças e adolescentes", disse na ocasião o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi.
"A motivação está muito alta para que de fato, a partir de hoje, a gente chegue e já se depare com uma demanda de trabalho que precisa ser executada. A prioridade é defender o direito da criança e do adolescente, fazer com que elas sejam assistidas, fazer com que a família tenha um acompanhamento", afirmou Ezequiel Lima, um dos estreantes.
"Muitas pessoas pensam que a gente é uma polícia de menores e, na verdade, não é esse o nosso trabalho. Nós estamos para proteger crianças e os adolescentes. Quando a criança e o adolescente têm o direito violado, é no Conselho que tem que ir. Você não tem que ter medo do Conselho Tutelar, você tem que tê-lo ao seu lado, como parceiro, e é isso que a gente vai buscar mostrar para a comunidade", afirmou a conselheira veterana Patrícia Paranhos, que assumiu o terceiro mandato. (Foto: Secom/PMC)