Muitos aposentados e pensionistas vão receber valor extra em janeiro
Os aposentados e pensionistas que venceram ações contra o INSS vão dividir em torno de R$ 97 bilhões em pagamentos extras já a partir deste mês de janeiro, por força de decisão de novembro do ano passado do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os primeiros a receber esses pagamentos são aqueles que ganharam ações que resultaram em precatórios, especialmente quando o valor ultrapassa 60 salários mínimos, e aqueles que tiveram precatórios emitidos em 2021 e 2022.
Para evitar surpresas desagradáveis, o Conselho da Justiça Federal emitiu alerta informando que não é necessário fazer nenhum pré-pagamento para receber os valores extras, e que qualquer pedido de adiantamento de valor deve ser considerado um golpe.
COMO SABER
Para verificar se tem direito ao pagamento extra, o aposentado ou pensionista deve consultar o site do TRF (Tribunal Regional Federal) ao qual o seu Estado está jurisdicionado, clicar em "precatórios" e informar o número do CPF, nome do advogado ou número do processo, ou então entrar em contato com o escritório de advocacia que o representa. (Foto: AGBR)