Lenda do futebol mundial, Zagallo morre aos 92 anos
O futebol amanheceu mais pobre neste sábado (6) pelo anúncio da morte, já no início da madrugada, do ex-jogador e ex-treinador Mario Jorge Lobo Zagallo, 92 anos, vítima de falência múltipla de órgãos.
O anúncio oficial foi feito no perfil do Velho Lobo, por meio de nota que o classifica como "um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas".
A CARREIRA
Alagoano de nascimento, mas carioca por opção, Zagallo obteve um feito praticamente insuperável. Até hoje, é o único personagem do futebol a conquistar quatro títulos da Copa do Mundo: dois como jogador (1958 e 1962), um como treinador (1970) e um como coordenador técnico (1994). Por conta disso, em 1992 se tornou o primeiro personagem a receber a maior honraria da Fifa: o prêmio Ordem do Mérito.
Na seleção, também trabalhou nas Copas de 1974, 1998 e 2006.
Ele encerrou sua carreira de jogador em 1966, após defender as cores de Flamengo e Botafogo, e depois foi treinador do Botafogo (juvenil e profissional), Flamengo (três vezes), Vasco (duas vezes), Fluminense, Al-Hilal, Bangu e Portuguesa Carioca.
O Adeus a Zagallo será neste domingo (7), com velório a partir das 9h30, na sede da CBF, e o sepultamento às 16h, no Cemitério São João Batista, também no Rio de Janeiro. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)