Não teve pra ninguém: PR foi o estado que mais cresceu em 2023
O Paraná alcançou um crescimento de 9,1% no acumulado entre janeiro e outubro de 2023, e em novembro e dezembro se manteve no mesmo ritmo, embora os números oficiais ainda não tenham sido divulgados. Com isso, foi o estado que cresceu economicamente no Brasil ao longo do ano. Segundo colocado nesse ranking, Goiás avançou 6,2% no período, enquanto a média nacional ficou em 2,4%.
Os dados fazem parte do IBCR (Índice de Atividade Econômica Regional), cujo cálculo é feito pelo Banco Central e incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do IBGE.
Ainda na região Sul, o IBCR dos primeiros 10 meses do ano passado teve variação positiva de 2,4% em Santa Catarina e de 2,8% no Rio Grande do Sul. Já Rio de Janeiro e Minhas Gerais registraram crescimento de 4,3% e São Paulo de 1,3%.
Além do IBCR, dados do Ipardes divulgados em dezembro apontaram um crescimento de 6,1% do PIB paranaense entre janeiro e setembro do ano passado, o que corrobora o bom momento vivido pelo Estado. (Foto: AENPR)