Faep quer saber o que candidatos a governador pensam do agronegócio
Centenas de presidentes e diretores de Sindicatos Rurais do Paraná vão se reunir em Curitiba na segunda-feira (13), a partir das 9 horas, para ouvir as propostas para o agronegócio paranaense dos candidatos que dirão disputar o Governo do Estado nas eleições deste ano.
O evento no Hotel Bourbon terá na programação a participação de três principais postulantes: João Arruda (MDB), Ratinho Júnior (PSD) e Cida Borghetti (PP), que terão uma hora cada, pela ordem, para mostrar o que pensam do assunto. Cada um poderá utilizar a sua uma hora como quiser, ficando a critério particular abrir ou não a exposição para perguntas e interações do público.
O encontro ocorrerá após o Sistema Faep/Senar-PR ter entregado a todos o Plano Diretor para o Agronegócio do Paraná 2019-2022. O documento tem diversas propostas para manter o agronegócio nos trilhos do desenvolvimento.
Uma das principais propostas é a criação de um Grupo Estratégico do Agronegócio para mobilizar todo o aparato do Estado para facilitar a implantação de projetos no setor, em conjunto com organizações da iniciativa privada.
O documento entregue aos candidatos com as propostas é dividido em três eixos. No primeiro há uma contextualização da importância do agro para a economia do Estado. No segundo são elencados objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável do setor. O terceiro capítulo, por sua vez, lista de forma detalhada as propostas para direcionar o agronegócio em suas diversas áreas.
Entre as propostas estão programas especiais, políticas públicas, segurança no campo, educação, estradas rurais, saneamento básico, habitação, comunicação, infraestrutura, biogás, bioenergia e abastecimento de eletricidade. (Foto: Arquivo Faep)