Oeste do PR: supermercados têm festival de irregularidades
Nesta época do ano, é comum que os supermercados fiquem mais movimentados, afinal, além das necessidades básicas do dia a dia, muita gente quer escolher os melhores produtos para garantir um jantar especial com a família nas datas comemorativas.
O Crea-PR tem uma contribuição importante nesse sentido, para que o período de compras seja com tranquilidade e que aquilo que é colocado à disposição dos consumidores tenha qualidade. Para isso, ações de fiscalização incluindo uma série de fatores que envolvem as áreas da Agronomia e Engenharias são realizadas.
Somente na região Oeste, fiscais percorreram nas últimas semanas 11 estabelecimentos localizados nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Com o resultado preliminar dos trabalhos, houve a abertura de 63 relatórios por algum tipo de irregularidade encontrada. Isso não significa que algum estabelecimento tenha sido interditado e nem cabe ao Crea-PR tal atribuição.
"O nosso trabalho de fiscalização é de forma preventiva, aproveitando essa época em que há um maior número de compras. Quanto às irregularidades, os estabelecimentos são notificados e têm um prazo suficiente para que tudo possa ser normalizado. Nosso principal intuito, a propósito de várias outras ações, é contribuir para que os supermercados sejam locais seguros", esclarece o facilitador de fiscalizações da regional de Cascavel do Crea-PR, Christian Massago.
Ele descreve, entre uma lista extensa, alguns dos principais itens que são verificados nos estabelecimentos, sobretudo, os de maior porte ou que recentemente tenham iniciado as atividades.
"Na área da Agronomia, por exemplo, observamos a questão de dedetizações e controle de pragas, além da coleta e destinação de resíduos, que podem ser feitas por empresas terceirizadas. Verificamos ainda a manutenção de equipamentos eletro eletrônicos, aferição de balanças, para que estejam calibradas e funcionamento do caixa, para-raios, sistema de baixa pressão, geradores de energia, porta automáticas e equipamentos de segurança", cita Massago.
Diante das altas temperaturas que têm sido registradas, a fiscalização é intensificada nos equipamentos que dão suporte à climatização do ambiente e conservação dos alimentos. "É muito importante que o sistema de refrigeração, câmaras frias e todos os aparelhos de ar condicionado estejam em pleno funcionamento e que haja profissionais capacitados para as manutenções necessárias", ressalta o facilitador de fiscalização. (Foto: Divulgação)