Quase 19 mil paranaenses recebem remédios de graça sem sair de casa
O programa Remédio em Casa, da Secretaria de Saúde do Paraná, deu mais um salto em número de usuários ao longo do ano que está findando. Em 2022, eram atendidas 15.384 pessoas. Em 2023 já são 18.858 pacientes de doenças crônicas que recebem os medicamentos gratuitamente, e sem sair de casa.
O serviço tem o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos, dispensando o deslocamento a uma unidade da rede de farmácias do Estado, além de garantir segurança, conforto e comodidade. Essas vantagens explicam o aumento contínuo no número de usuários: eram 3.653 pessoas em 2019, passou para 8.640 em 2020, depois para 13.745 em 2021, para 15.384 em 2022 e chegou a 18.858 em 2023. Isto representa um salto de 416% no número de usuários em cinco anos.
Ao todo, 49 itens fazem parte do CEAF (Componente Especializado da Assistência Farmacêutica) e podem ser enviados ao cidadão pelo Correio. São medicamentos de uso contínuo, exceto aqueles sob controle especial ou que precisam ser mantidos refrigerados.
O programa, que no início contemplava usuários apenas da 2ª Regional de Saúde residentes em Curitiba, atualmente atende também as regionais de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá e Londrina, chegando a pacientes moradores de cidades das regiões Norte, Noroeste, Oeste e os Campos Gerais.
COMO ADERIR
A inclusão no programa é realizada por meio das próprias farmácias dessas Regionais de Saúde, que entram em contato com os pacientes elegíveis para esse tipo de recebimento. A inscrição é realizada presencialmente na Farmácia Estadual, onde o paciente ou representante legal preenche um termo de adesão e preenche um cadastro, que precisa ser renovado a cada seis meses, com a atualização de todos os documentos necessários.
Para ver a relação completa dos medicamentos ofertados pela rede Farmácia do Paraná, basta clicar AQUI. (Foto: Divulgação Sesa)