Fatiando melhor o bolo dos royalties
Não foi à toa que Nelsinho Padovani abocanhou o título de deputado revelação do Paraná em 2023, ano de sua estreia na Câmara Federal. Além de marcar posição sobre os principais temas em pauta e votar de acordo com a vontade da maioria do eleitorado, ele tem apresentado propostas que corrigem algumas injustiças históricas.
É o caso de projeto que acaba de ser aprovado pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e do qual ele foi o relator, permitindo aos municípios que recebem royalties do petróleo destinar uma parcela dos recursos para um fundo de auxílio aos municípios vizinhos.
"Os municípios que recebem royalties se transformam em ilhas de prosperidade, enquanto os municípios em volta vivem sempre em dificuldade", justifica Nelsinho.
E o que isso tem a ver com o Paraná? Ele próprio explica: "Nossa ideia é trazer para discussão a continuidade dos royalties de Itaipu, mas não só para os municípios lindeiros e sim para todos os municípios da região com IDH baixo, para que estes também tenham condições de se desenvolver". (Foto: Divulgação)