Dias Toffoli torna nulos todos os processos contra Beto Richa
Beto Richa não irá mais responder aos processos abertos contra ele nas operações Lava Jato, Rádio Patrulha, Piloto, Integração e Quadro Negro. Todos eles foram tornados nulos por decisão do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal). Na mesma decisão, ele tornou nulas todas as decisões proferidas pelo ex-juiz e atual senador Sergio Mouro à frente da 13ª Vara Federal de Curitiba.
A decisão de Toffoli atende a um pedido da defesa de Richa, que alegou atuação ilegal e parcial de procuradores e membros da Lava Jato, incluindo Moro e o ex-procurador e agora deputado federal cassado Deltan Dallagnol.
Na decisão, o ministro do STF destacou que diálogos obtidos na Operação Spoofing evidenciaram uma "atuação coordenada entre a força tarefa e o ex-juiz Sergio Moro, na tentativa de incriminar o requerente mesmo antes de haver denúncias formuladas contra ele no âmbito das Operações Integração e Piloto".
Beto Richa disse que está feliz com a decisão de trancar todas as operações que, segundo ele, era acusado e investigado injustamente. Disse ainda que sofreu com as acusações e com linchamento público.
"Naquele momento, no auge da Lava Jato, não tinha espaço para a verdade, muitas vezes eu pregava no deserto. Finalmente, passados cerca de sete anos, agora a Justiça tranca todos os processos acatando um pedido da minha defesa. [...] Estou muito feliz da minha redenção e o resgate da minha moral, da minha honra, da minha reputação e da minha dignidade", comentou Richa.
Sergio Moro declarou, por meio de nota oficial, que decretou, "a pedido do MPF, a prisão preventiva do ex-chefe de gabinete do ex-governador Beto Richa diante de provas apresentadas de pagamento de suborno em obra estadual", bem como que "nenhuma medida coercitiva foi decretada contra o agora deputado".
Também em nota, Deltan Dallagnol disse que a decisão de Dias Tofolli é ilegal e contém "diversos problemas jurídicos básicos", bem como que "a alegação de violação de competência feita pela defesa de Beto Richa e acolhida por Toffoli está equivocada". (Foto: Divulgação)