Interior de Cascavel já conta com 223 km de redes trifásicas
Berço da história de Cascavel, o distrito de São João do Oeste recebeu recentemente melhorias importantes no sistema de distribuição de energia, interligando as redes que atendem a comunidade às instalações elétricas da sede do Município e também da vizinha Corbélia. Isso ajudou a elevar em 223 km as redes trifásicas no interior da Capital do Oeste, um avanço importante no enfrentamento dos problemas de desligamento não programado.
Em todo o Estado, a Copel chega ao fim do ano com a meta anual cumprida, atingindo a marca de 15 mil km de novas redes dentro do programa Paraná Trifásico, que já chegou a 351 dos 399 municípios do Estado - e outros 1,6 mil km estão em construção.
Desde o início de 2023 foram investidos R$ 500 milhões na construção destas novas redes, que vêm substituir a antiga fiação monofásica, no campo com o objetivo é reduzir os desligamentos de energia e tornar mais acessível a conexão daquelas propriedades que necessitam de uma ligação trifásica para o seu abastecimento. Até 2025 o programa completará 25 mil quilômetros de novas redes, somando a aplicação de R$ 2,8 bilhões.
Além disso, a Copel também está investindo na implantação de equipamentos de automação nas redes, como ocorre na região rural entre os municípios de Cantagalo, Marquinho e Nova Laranjeiras, onde, além de 95 km de redes trifásicas, foram implantados nove religadores automáticos, que auxiliam na prevenção de desligamentos. (Foto: Divulgação Copel)