Curso de teatro de Cascavel fatura o Troféu Gralha Azul
O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro Ébano Pereira, de Cascavel, recebeu em Curitiba, nesta semana, o Troféu Gralha Azul, mais importante reconhecimento teatral do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Educação com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná.
Existente desde 2010, esse curso é o único de sua categoria no interior do Paraná e tem se destacado por sua significativa contribuição para o cenário teatral regional. Coordenado por Mariane Yukari, ele oferece uma formação abrangente, gratuita e com duração de um ano e meio, capacitando profissionais nas áreas de atuação, iluminação, cenografia, sonoplastia, maquiagem, figurinos, adereços, entre outras.
Mariane Yukari e Maia Piva, atual e ex-coordenadora do curso, foram à capital do Estado especialmente para receber a honraria. O curso, que tem aulas todas as noites, de segunda a sexta-feira, oferece uma sólida formação teórica e prática, abrangendo 13 disciplinas específicas da área. Com o certificado de conclusão, os formados podem obter o Registro Profissional de Teatro diretamente no Ministério do Trabalho, sem a necessidade de passar por banca de avaliação.
O Troféu Gralha Azul, criado em 1974, é um dos mais emblemáticos prêmios teatrais do Brasil e é considerado o mais importante do estado do Paraná. O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro é o primeiro na região a receber essa distinção, consolidando sua importância no panorama cultural e artístico do Estado. (Foto: Divulgação)