Capanema prova que a vida pode ser doce. E muito doce!
As características geográficas e climáticas do município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, favoreceram o desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, que ficou famosa por sua doçura, cor e consistência, e caiu no gosto não só de quem visita a região, mas dos consumidores de todo o Paraná e de vários outros estados brasileiros.
O esforço dos produtores locais para a melhoria constante fez com o melado de Capanema conquistasse, ainda em 2019, o selo de Indicação Geográfica ao lado da uva de Marialva, do barreado do Litoral, da bala de banana de Antonina, da goiaba de Carlópolis, do queijo de Witmarsum, do café do Norte Pioneiro, o mel da Região Oeste e de Ortigueira, da erva-mate de São Mateus do Sul, do morango do Norte Pioneiro e dos vinhos de Bituruna.
Atualmente, Capanema é conhecida nacionalmente como a Terra do Melado, cuja produção foi se profissionalizando cada vez mais. Hoje, o produto é revendido não só no Paraná, mas também em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até Rondônia.
Além de ser consumido in natura, o melado é usado como adoçante natural em receitas, coberturas para sobremesas e ingredientes em produtos de confeitaria e panificação. Na cidade, é comum ver doces como rapadura, puxa-puxa, bolachas e bolos comercializados com as marcas do melado capanemense. (Foto: Gabriel Rosa/AENPR)