Descaso dos pais atrasa vacinação contra pólio e sarampo em Cascavel
O Departamento de Imunização da Secretaria de Saúde divulgou na manhã desta sexta-feira a primeira parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Cascavel, e o resultado não é nada satisfatório.
Entre segunda-feira e ontem, menos de 4 mil crianças foram levadas às unidades de saúde do Município para serem imunizadas. O número é preocupante, uma vez que a meta é vacinar mais de 16,5 mil crianças.
"Sabemos que boa parte deixa para a última hora, mas nossa preocupação é de que os pais ou responsáveis deixem de levar as crianças a uma unidade de saúde, como tem ocorrido em todo o Brasil um movimento de pouco interesse pela vacina, o que coloca em risco a erradicação desses vírus que podem voltar a circular", alerta a coordenadora do Programa de Imunização, enfermeira Cristina Carnaval.
Ao todo foram vacinadas 3.780 crianças -1.814 contra a pólio e 1.966 contra o sarampo. Como a campanha vai até o fim de agosto, o ideal seria ter aplicado na primeira semana entre de 4 mil a 5 mil doses. Todas as crianças de 1 ano completo até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas, mesmo aquelas que já receberam a dose anteriormente.
"As unidades de saúde ficam abertas inclusive no horário de almoço. Além disso, as USFs atendem até as 19 horas. E neste sábado, dia 18, teremos o Dia D de vacinação, com abertura de todas as unidades das 8 às 17 horas", alerta Cristina Carnaval. (Foto: Secom)