Covid: com onda de novos casos, Cascavel começa aplicar dose extra
Por orientação do Ministério da Saúde, todas as unidades de saúde de Cascavel iniciam nesta sexta-feira (8) a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com 60 anos ou mais, bem como em imunossuprimidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.
Até o momento, mais de 17 mil doses da bivalente foram aplicadas em pessoas acima de 60 anos em Cascavel, mas a população idosa da cidade é superior a 47 mil pessoas, o que significa que a adesão tem sido baixa. O horário da vacinação nas unidades vai das 8h e segue até 15 minutos antes do fechamento.
"A vacina é uma ferramenta incontestável contra o vírus. Faça um bem para sua saúde. Vacinas salvam vidas", apela o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, ressaltando que só neste ano a cidade já registrou mais de 3,8 mil casos de Covid-19, o que aponta para a ocorrência de outra onda de novos casos.
Vale ressaltar, no entanto, que há uma orientação da Secretaria de Estado da Saúde para que esse reforço vacinal seja feito por todos os 399 municípios paranaenses.
COMBATE AO HIV
Ainda sobre a saúde dos cascavelenses, a CNV (Comissão Nacional de Validação) do Ministério da Saúde concedeu ao Município o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. O reconhecimento é resultado de avaliação feita em setembro, quando profissionais indicados pelo ministério estiveram na cidade e visitaram as unidades de saúde, Hospital Universitário, Laboratório Municipal, Vigilância Epidemiológica e organizações sociedade civil para verificar as ações já desenvolvidas. Pelos números levantados, a cidade zerou os casos de transmissão vertical.
O Selo de Boas Práticas será recebido ainda nesta sexta, em Brasília, pelo secretário de Saúde, Miroslau Bailak, pela gerente da Vigilância Epidemiológica, Beatriz Tambosi, e pela coordenadora do Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias), Josana Aparecida Dranka. (Foto: Secom/PMC)