Cascavelense comanda mais jovem universidade estadual
A Unespar (Universidade Estadual do Paraná) acaba de completar uma década de credenciamento institucional, sendo a mais recente das sete universidades estaduais paranaenses. Apesar de criada em 2001, foi efetivamente credenciada só em dezembro de 2013, a partir da junção de sete faculdades estaduais, e celebrou dez anos dessa conquista nesta semana com uma cerimônia em Paranavaí, onde está a sede de sua reitoria.
"A Unespar segue comprometida com políticas inclusivas para o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais, pensamento crítico e criatividade, sem perder de vista a formação de profissionais qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e sustentável", disse na ocasião a professora Salete Machado Sirino (no centro da foto), que é Doutora em Letras pela Unioeste e saiu de Cascavel para se tornar a primeira mulher a assumir a reitoria da Unespar.
"As atividades extensionistas permitem que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e contribuam para a solução de situações e desafios sociais, assegurando uma formação com valores democráticos, tolerância, respeito à diversidade e igualdade de direitos, premissas essenciais para a construção de uma sociedade justa e inclusiva", acrescentou Salete, que é esposa do também cineasta Talício Sirino, com quem já produziu vários filmes.
A INSTITUIÇÃO
Entre 2013 e 2023, ingressaram na Unespar 30.656 estudantes em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Nesse período, a universidade formou 13.692 profissionais e se consolidou como uma referência acadêmica na modalidade de licenciatura, somando 38 cursos de graduação nessa categoria de ensino superior, em diferentes áreas do conhecimento.
Atualmente, tem 10 mil alunos matriculados em 78 cursos distribuídos em sete campus: Paranavaí, Curitiba (2), Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória. Além disso, também está vinculada a ela a Academia Policial Militar do Guatupê, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
No âmbito da pós-graduação stricto sensu, são 536 estudantes matriculados em 19 cursos de mestrado, sendo que a universidade formou 744 profissionais com o título de mestre. Em julho deste ano, a instituição teve aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) seu o primeiro curso de doutorado, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, em Campo Mourão. (Foto: Divulgação Unespar)