Lula não irá à posse de Milei, mas virá ao Paraná
Diferentemente do que fizera por ocasião das posses de Nestor Kirchner (2003) e de Cristina Kirchner (2007), quando também era o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva não irá à posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, marcada para este domingo (10), em Buenos Aires, mandando como representante o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O convite veio, mas essa decisão já era esperada diante das críticas feitas a Lula por Milei durante a campanha eleitoral argentina. Mas isso não chega a ser uma novidade na medida em que o ex-presidente Jair Bolsonaro também não compareceu à posse do presidente Alberto Fernandez, em 2019.
Não é demais lembrar, no entanto, que a Argentina é o principal parceiro econômico do Brasil na América do Sul e terceiro maior no mundo, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos.
NO PARANÁ
O Itamaraty também confirmou ao deputado federal Zeca Dirceu que Lula estará em Curitiba na quinta-feira da semana que vem (14), para formalizar convênio entre Itaipu, Caixa Econômica e os municípios paranaenses que prevê investimentos de R$ 931,5 milhões em obras socioambientais e de infraestrutura em 434 cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
"São obras do programa Itaipu Mais que Energia já aprovadas para execução imediata já para 2024", disse Zeca, ressaltando que o ato será às 11h, no Teatro Positivo, com a presença de Enio Verri e demais diretores da Itaipu, além de prefeitos, vice-prefeitos e demais líderes políticos. (Fotos: Youtube e Tomas Custa/Getty Images)