Com estoque estado crítico, Hemepar precisa de sangue
O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) precisa urgentemente de doadores de sangue, pois atravessa o momento mais crítico do ano por conta das festas e férias de fim de ano. A necessidade maior é por sangue dos tipos O+ e O-.
Na última semana, segundo o Hemepar, foi observada uma queda de aproximadamente 15% no número de doadores. "Dezembro é realmente um mês atípico para a doação de sangue. As pessoas estão mais distantes por causa dos compromissos de fim de ano ou viajam para outros locais. Sabemos da dificuldade em encaixar os horários para vir até ao Hemepar, mas reforçamos esse apelo", enfatizou a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.
Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses.
São coletados aproximadamente 470 ml de sangue de cada paciente, de acordo com o peso e a altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames. Diariamente, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas para hospitais para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.
Vale lembrar que o Hemepar é uma entidade sem fins lucrativos e possui mais de 20 pontos de coleta distribuído por todo o Estado. Para fazer o agendamento da doação ou pedir mais informações, basta clicar AQUI. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)