Aos nossos libaneses
Os libaneses residentes no Paraná, e que na Região Oeste têm Ibrahim Fayad como maior expressão e são maioria entre os mais de 12 mil imigrantes de origem árabe que escolheram Foz do Iguaçu para morar e trabalhar, agora têm um dia para chamar de seu.
É que a Assembleia Legislativa acaba de aprovar projeto dos deputados Hussein Badri (de sangue libanês) e Maria Victoria transformando 23 de novembro no Dia da Imigração Libanesa.
"Tenho um orgulho imenso da força do povo libanês, de sua ajuda na construção do Brasil e, sobretudo, dessa trajetória de luta e muito trabalho da minha família. Que os laços entre os dois países se fortaleçam cada vez mais e que sempre haja irmandade e cooperação mútua entre os nossos povos", disse Bakri, cujo pai chegou no Paraná em 1961 e aqui recomeçou a vida como mascate antes de virar empresário na cidade de União da Vitória.
O Brasil tem hoje a maior comunidade de libaneses e descendentes fora de seu país. Segundo o IBGE, a população libanesa daqui está entre 7 e 10 milhões, maior até mesmo que a ainda residente neste pequeno país do Oriente Médio, estimada em 6,6 milhões. (Foto: Divulgação)