Pesquisas da UEL vão ajudar criadores de tilápia do Paraná
Com ajuda do Estado e da iniciativa privada, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) vai desenvolver três projetos de pesquisa voltados à piscicultura comercial do Estado. O objetivo é assegurar a saúde e a qualidade dos peixes de água doce, sobretudo a tilápia, espécie que já tem papel importante na economia sobretudo da Região Oeste.
Presente em todas as regiões do Brasil e com expressivo potencial econômico, produção de tilápia está sujeita a doenças e contaminação por bactérias, algumas das quais já identificadas por pesquisadores da UEL, que irá investir recursos da ordem de R$ 500 mil em seus estudos.
Os recursos serão destinados à aquisição de um equipamento de sequenciamento genético e reagentes químicos e metade deles virá da empresa Simbiose, uma das principais produtoras de insumos microbiológicos da América Latina.
"As iniciativas nesta área são fundamentais para manter o desenvolvimento de pesquisas que geram produtos tecnológicos e inovadores para o mercado e também para assegurar a permanência de pesquisadores qualificados nos programas de pós-graduação", afirma o coordenador das pesquisas, professor Ulisses de Pádua Pereira.
.
REFERÊNCIA
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UEL completou 30 anos em 2022, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado e ações de pesquisa com destaque em nível nacional e internacional. O programa está classificado com conceito 7, nota máxima atribuída aos cursos de pós-graduação do Brasil, pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), instituição vinculada ao Ministério da Educação.
Os pesquisadores ligados ao programa concentram os estudos nas áreas de produção e sanidade animal. As linhas de pesquisa abrangem biotecnologia aplicada à reprodução animal; criação de animais, nutrição e alimento animal; caracterização antigênica e molecular de patógenos de animais; controle de qualidade na cadeia de produção de alimentos e saúde pública veterinária; diagnóstico, epidemiologia e controle de doenças de importância em sanidade animal; e clínica e cirurgia veterinária. (Foto: Divulgação UEL)