Reforma agrária vai virar jogo
Fortalecido pelo retorno de Luiz Inácio Lula da Silva ao poder, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) fará na sexta-feira da semana que vem (dia 15) o lançamento oficial de um jogo de tabuleiro chamado "Rumo à Reforma Agrária" para comemorar seus 40 anos de existência.
"Esse jogo tem o objetivo de conhecermos, de nos aprofundarmos, de brincar, de olhar e se informar sobre a história do MST, jogando, brincando e fazendo parte da luta rumo à reforma agrária popular", afirmou Rosmeri Witcel, da coordenação nacional do movimento, ao fazer o anúncio.
Com a assinatura da editora Expressão Popular, a iniciativa é fruto de uma parceria com a Mundukide, organização criada em 1956 na Espanha pelo padre José Maria Arizmendiarrieta e hoje uma das organizações mais poderosas do mundo do ponto de vista financeiro.
O objetivo do jogo, destinado a crianças acima de 8 anos ("é de pequenino que se torce o pepino" ), é fazer com que os participantes alcancem a reforma agrária popular, sem deixar ninguém para trás e com o maior número de sementes possível para semear o futuro.
Em cada parte da trajetória do jogo vão aparecer ilustrações com histórias do MST, que começou oficialmente no dia 24 de janeiro de 1984, em Cascavel. É isto mesmo: a maioria não sabe que o movimento foi criado nessa data no tradicional Seminário São José, aquele onde é realizado anualmente o maior churrasco do mundo.
Não precisa ter bola de cristal para prever que o tal joguinho vai deixar o agronegócio enfurecido mais uma vez. Sobretudo no Paraná, onde o histórico do movimento envolve vários conflitos sangrentos. (Foto: Divulgação)