Encontro volta a debater formas de enfrentar a violência na rede escolar
Representantes de 90 escolas participantes do Projeto Aprendendo a Conviver vão se reunir no próximo sábado (11), em Curitiba, para apresentar os planos de ação elaborados para enfrentar temas como violência, discriminação e preconceito no ambiente escolar. Será o terceiro encontro presencial do projeto, que é ligado ao Setor de Educação da UFPR e começou o trabalho com as escolas em março.
O Projeto Conviver está entre quatro propostas nacionais selecionadas pelo Ministério da Educação para a formação de profissionais da educação básica no campo dos direitos humanos e da diversidade. O objetivo é capacitar os educadores para que reconheçam situações de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar e adotem estratégias eficazes para atender e reduzir esses casos. O projeto dá ênfase à prevenção contra o bullying.
Em junho as escolas participantes receberam relatórios individualizados sobre a percepção de seus alunos sobre bullying e segurança escolar. Os dados fazem parte de um levantamento de clima escolar realizado com 22.385 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Curitiba, Colombo, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. As informações foram utilizadas pelas escolas para traçar seus planos de ação para melhoria das relações interpessoais e administração de conflitos, que agora serão apresentados durante o encontro.