Paranaense é dez vezes campeão mundial de levantamento de peso
A informação saiu originalmente do Cascavel News, um site especializado de notícias de automobilismo assinado pelo jornalista Luiz Aparecido da Silva, mas faz todo sentido. Olício dos Santos Filho, que há várias décadas ganhava a vida como odontólogo em Assis Chateaubriand, no Oeste paranaense, estrelou primeiro no mundo da velocidade colecionando vários títulos na década de 1980, dentre eles o bicampeonato do Torneio Philco de Corcel II (1981 e 1982) e campeão correndo de Passat na Argentina.
Depois de consagrado nas pistas, ele foi parar em uma academia e se tornou uma espécie de He-Man, mas em carne e osso, para se notabilizar mundialmente. Prova disso é que conquistou nesta semana, já aos 79 anos de idade, seu décimo título consecutivo de campeão mundial de levantamento de peso.
Natural de Apucarana e já há um bom tempo morando em Foz do Iguaçu, Olício foi a Las Vegas, nos Estados Unidos, e levantou de uma tacada só nada menos que 262,5 quilos, deixando na "poeira" todos os adversários e também o recorde mundial para anterior sua categoria, que antes era de 193 quilos - 69,5 quilos a menos.
"Agora é comemorar. Sou o número 1 do mundo e dono do recorde mundial, que espero que demore muitos anos para ser quebrado", comentou ele, que foi ao Mundial com o apoio de duas empresas oestinas: a Trevisan Equipamentos Agrícolas, de Palotina, e a One Academia, de Toledo. (Foto: Divulgação)