Fomento Paraná homenageia seu idealizador, Ibraim Fayad
O ponto alto da abertura do Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR, que acontece em Foz do Iguaçu desde ontem (28) e vai se estender até amanhã (30), foi uma justa homenagem ao empresário Ibrahim Fayad, um dos maiores visionários do agronegócio e do cooperativismo brasileiro.
Paranaense de Wenceslau Braz e há anos recolhido à sua fazenda em Céu Azul, Fayad teve uma longa trajetória no antigo Bamerindus, depois assumiu o comando da Coopavel e, por fim, ocupou vários cargos públicos de âmbito estadual e nacional, tendo integrado inclusive a cúpula do Ministério da Agricultura no Governo FHC.
A homenagem se justifica por um bom motivo: no final da década de 1990, Fayad foi um dos idealizadores da então Agência de Fomento do Paraná, que nasceu após a desestatização do Banestado, e a partir da necessidade do Governo do Estado de desenvolver políticas públicas para apoiar o pequeno produtor rural. Ele recebeu uma placa com os dizeres "O Homem que lavrou e semeou. Em reconhecimento pelo legado ao desenvolvimento econômico do Paraná, em especial como um dos idealizadores da criação da Fomento Paraná".
"Tudo que a Fomento Paraná consegue fazer hoje em benefício da sociedade paranaense se tornou possível a partir da contribuição de Fayad", afirmou o atual presidente, Heraldo Neves durante o ato, que também teve a participação do secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.
Ao receber a homenagem, Fayad lembrou que a criação da Fomento Paraná recebeu apoio do então governador Jaime Lerner e da vice-governadora,Emilia Belinati, hoje assessora da Fomento Paraná. "É um momento único. Nós começamos, mas a gente vê a continuidade. Aquilo que sonhávamos vemos se materializar com a capilarização em praticamente todo Paraná", destacou. (Foto: Fomento Paraná)