Ministro do Turismo cumpre extensa agenda no Oeste do PR
No Oeste paranaense desde ontem, quando esteve em Cascavel e Foz do Iguaçu, o ministro do Turismo, Celso Sabino, permanece na região para participar de mais dois importantes eventos relacionados ao setor, um dos que mais cresceram depois da pandemia da Covid-19.
Nesta quarta-feira (22) ele participa do Seminário de Turismo de Fronteira na Itaipu Binacional e nesta quinta-feira (23) coordena a reunião de ministros do Turismo do Mercosul e participa da abertura do Foz International Boat Show 2023, ambos eventos marcados para Foz do Iguaçu.
"A vinda do ministro Celso Sabino e dos ministros do turismo do Mercosul vai permitir a discussão dos entraves em relação à circulação dos turistas na tríplice fronteira", afirma o prefeito Chico Brasileiro. "Antes da própria reunião, o ministro vai participar de um seminário em que estas questões serão debatidas. O turismo no Mercosul tem um dos seus maiores mercados nesta região onde se estima em torno de quatro milhões de visitantes por ano", ressalta.
A abertura do Seminário de Turismo de Fronteira está prevista para às 14h30, na Itaipu Binacional. Às 14h45, o primeiro painel de discussão que vai abordar os problemas dos circuitos interessados em regiões de fronteira. Na sequência, às 16h15, o segundo painel vai debater os problemas na facilitação turística nas passagens fronteiriças. O encerramento será às 17h30.
Às 18h30, Sabino participa da recepção aos ministros do Turismo do Mercosul, no mirante central da binacional. São esperadas as presenças das ministras Liz Cramer Campos (Paraguai) e Eliana Ampuero (Bolívia) e dos ministros Matías Lammens (Argentina), Tabaré Viera (Uruguai).
Na quinta-feira (23), a partir das 9h, os ministros fazem uma visita técnica à usina da Itaipu. Em seguida, às 10h, Sabino coordena a reunião de ministros de Turismo do Mercosul.
NA AMOP
Nesta terça-feira (21) o ministro do Turismo participou de reunião com prefeitos e empresários do setor de turismo na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel, ao lado de técnicos de sua pasta, dos deputados federais Nelsinho Padovani e Zeca Dirceu e do secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes.
Durante o encontro, que foi coordenado pelo presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, Celso Sabino anunciou a liberação de R$ 500 milhões do Fundo Geral do Turismo e destacou a importância do Paraná no cenário nacional..
"Temos aqui uma grande quantidade de atrativos turísticos e o nosso trabalho é dar condições para que isso chegue ao maior número possível de pessoas. Turistas do Brasil, Paraguai, Argentina e do mundo todo. O turismo é a segunda atividade econômica que mais gera emprego", disse ele, que também participou do lançamento da pedra fundamental do projeto do Mercado Municipal de Cascavel, que terá do Ministério uma verba de R$ 25 milhões, e foi a Umuarama tratar da construção do Centro de Eventos local. (Foto: Divulgação Amop)