Curso vai prevenir idosos de golpes nas redes sociais
Começam nesta terça-feira (21) as inscrições para a nova edição do curso de smartphone para idosos, realizado pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) em parceria com a Assembleia Legislativa. O Workshop Smartphone Conecta+ acontecerá no dia 1º de dezembro, no plenário da Alep, com atividades gratuitas das 9h às 12h.
As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 30 de novembro por mensagem de WhatsApp ou ligação para o número (41) 99131-5494. Para participar, é preciso ter a partir de 60 anos.
A novidade desta edição é a palestra ministrada por Emmanoel David, delegado-chefe da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil em Curitiba, que abordará o tema "Prevenção aos golpes de estelionato contra idosos".
"O número de golpes contra pessoas idosas no Brasil cresceu mais de 70% em 2023, com relação a 2022, segundo dados do governo federal. Para termos uma ideia, o Disk 100 do Governo Federal registrou nos cinco primeiros meses de 2023 mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos", observa o delegado.
"Então, essa iniciativa é importantíssima, porque além dos danos financeiros, esses crimes podem causar danos emocionais significativos para as vítimas", ressalta. "Para que ocorra uma prevenção efetiva desses crimes, é importante que o idoso esteja ciente dos tipos de golpes mais comuns. E mais: que saibam como se proteger desses golpes".
Antes da palestra do delegado, que terá início às 11h30, um workshop será ministrado por colaboradores da Celepar e contará com exercícios práticos - portanto, é necessário que os participantes levem seus smartphones com a bateria carregada.
A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses, dentro do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. (Foto: Marcia Shinohara/Celepar)