Professor Lemos defende mais apoio à agroecologia
A 20ª Jornada de Agroecologia que acontecerá na próxima semana (22 a 26), em Curitiba, foi tema do pronunciamento do deputado Professor Lemos na Assembleia Legislativa. Um dos maiores eventos brasileiros dedicados à temática, a jornada será no campus Rebouças da UFPR, ao lado do shopping Estação.
A ação é realizada de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. O principal objetivo é mostrar ao grande público urbano os frutos da agroecologia e a sua viabilidade como modo de produção de alimentos e de vida saudável.
"A Jornada de Agroecologia vai mobilizar muitos agricultores, agricultoras que vão trazer produtos agroecológicos, mas, junto com os produtos, teremos vários debates, seminários importantes sobre a produção agroecológica, sobre a produção agroflorestal, sobre o cuidado com o meio ambiente, sobre a importância de se fortalecer a agroecologia e de ampliar o número de produtores de orgânicos no Estado", disse o deputado.
Coordenador da Frente Parlamentar de Agroecologia e de Economia Solidária, Lemos pediu apoio dos parlamentares na elaboração de uma emenda coletiva com objetivo de garantir recursos para a produção agroecológica no Paraná.
"Nós temos leis importantes que tratam do tema e precisamos fazer a transição com aqueles agricultores que querem sair da produção convencional e migrar para a produção orgânica. Esses produtores precisam de apoio do Estado. Nossa Frente Parlamentar, composta por vários deputados, já vem atuando bastante nessa temática, porém, precisamos avançar", justificou.
"É muito importante que façamos uma emenda coletiva que alcance o apoio de todos os deputados e deputadas para que o Estado destine mais recursos para a produção agroecológica. São vários agricultores que atuam na produção convencional, mas que desejam fazer a migração para a produção agroecológica e isto requer investimento. Por isso peço o apoio de todos para que possamos colocar no orçamento do próximo ano e também no Plano Plurianual, recursos para que a agroecologia possa avançar no estado do Paraná", argumentou. (Foto: AENPR)