Praga vinda da Ásia põe agro brasileiro em estado de alerta
O agronegócio brasileiro ganhou uma nova preocupação. Por meio de publicação no Diário Oficial da União, que pode ser acessada na íntegra AQUI, Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência fitossanitária por um ano nos estados do Amapá, Pará e Roraima devido à presença mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae), bem como no Amazonas pela proximidade com essas áreas.
A medida visa permitir o controle dessa praga, que é nativa dos países asiáticos da Indonésia, Malásia e Tailândia, foi detectada pela primeira vez no Brasil em 1996, no Amapá. A mosca-da-carambola representa uma grande ameaça principalmente às culturas da própria carambola e outras frutas muito consumidas no país todo, como goiaba, manga, jambo, acerola e tangerina,
Ao se alimentar, a espécie deposita larvas que se tornam hospedeiras e aceleram o processo de amadurecimento e queda do fruto já estragado, e a emergência fitossanitária permite um conjunto de ações não só nos pomares, mas também nos locais de comercialização, transporte de cargas e bagagens de passageiros. (Foto: Divulgação Mapa)