Crea anuncia dinheiro a entidades de classe e lista de novos inspetores
Entidades de classe de todo o Paraná têm até o dia 15 de fevereiro de 2024 para inscrever propostas de projetos na primeira etapa do edital de chamamento público do Conselho de Engenharia e Agronomia. Atualmente, existem 65 entidades de classe com registro regular no Crea-PR e que podem se candidatar a captar esses recursos.
Na primeira etapa, o edital 002/2023 distribuirá R$ 2 milhões para essas entidades desenvolverem projetos como revistas técnicas impressas e digitais, congressos, seminários, workshops, cursos, treinamentos, eventos, simpósios, hackthons, entre outros.
"O objetivo é conceder apoio financeiro para que elas possam executar projetos de interesse do Sistema Confea/Crea. Todas as propostas devem ser de iniciativas ou eventos técnicos vinculados às atividades fins do Sistema Confea/Crea", explica Claudemir Marcos Prattes, gerente do Crea-PR.
Para realizar as submissões dos projetos, as entidades interessadas devem estar regulares no Crea-PR e em dia com certidões e documentação. A entrega das propostas a serem analisadas deve ser feita pelo acesso restrito da entidade proponente no site do Crea-PR. Mais R$ 1 milhão será disponibilizado numa segunda etapa, cujas submissões poderão ser feitas de 16 de fevereiro a 18 de abril do próximo ano.
"As ações são incentivadas visando ao aperfeiçoamento técnico e cultural e ao apoio à fiscalização e divulgação da legislação profissional e de interesse das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Também visamos a divulgação do Código de Ética Profissional, a conscientização sobre a importância de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico, fiscalização e questões pertinentes a registros e atribuições profissionais", acrescenta Claudemir.
NOVOS INSPETORES
Ainda sobre o Crea-PR, já foi finalizado o processo eleitoral iniciado em junho passado para definir os Inspetores que atuarão no período de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2026. Confira a seguir os 30 novos inspetores eleitos para atuar em toda a região Oeste do Estado:
Cascavel
Leonardo Bresolin Galafassi
Marcelo Silva de Godoy
Letícia Bento Kissula
Luana Veber
Rogerio Luiz Ludegero
Leticia Thais de Oliveira Caldeira
Toledo
Marcus Vinicius Schutz
Charles José Ferri
Amanda Luiza Zottis
Katia Zielasko
Maicon Rodrigo Scheid
Camilo Freddy Mendoza Morejon
Marechal Cândido Rondon
Urbano Theobaldo Mertz
Mireli Vanessa Fuck Rauber Adachi
Michael Jenifer Lange
Pedro Henrique Frai
Jean Ricardo Livi
Francieli Valmorbida
Medianeira
Vitor Hugo Zanella
Cesar Luiz Turmina
Arieli Torriani Costa
Nauana Del Castanhel Conzatt
Darlen Borges Coutinho
Kely Dayane Faria
Foz do Iguaçu
Paula Vergili Perez
Adriel Rodrigues da Silva
Tiago Oliveira dos Santos
Luis Gustavo Silva
Renato dos Passos Gracioli
Bruna Leticia Chiqueti