Natureza faz do Sul do Brasil uma região de tsunamis. Veja imagens
Tem sido cada vez mais comuns no Sul do Brasil o surgimento repentino de ondas gigantes no mar, que invadem as praias e arrastam tudo que encontram pela frente. Chamado tsunami meteorológico, esse fenômeno se repetiu ontem (12), na praia de Laguna (SC), arrastando dezenas de carros e causando enormes prejuízos, mas não deixando mortos nem feridos.
Um vídeo no Youtube, que pode ser visto clicando AQUI, mostra o avanço da água e a perplexidade dos banhistas, que foram tomados inteiramente de surpresa porque era uma tarde ensolarada e nada indicava que algo tão inesperado pudesse acontecer.
Com a mudança do clima registrada nos últimos anos, esse fenômeno tem se repetido cada vez com maior frequência no Sul do País, sempre com características idênticas. Foi o que ocorreu, por exemplo, em março de 2020 na Praia do Cassino (RS) e em outubro de 2016 em Balneário Rincão (SC).
A diferença entre o tsunami meteorológico e o tsunami conhecido de todos (ou maremoto) e que atingiu o Japão em 2011, matando quase 20 mil pessoas, é que o primeiro ocorre quando uma grande quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma onda gigante, enquanto o segundo ocorre com o deslocamento de uma grande massa de água, geralmente provocado por um abalo sísmico. (Foto: Reprodução Youtube)