Após 11 dias, vertedouro da Itaipu é novamente fechado
O vertedouro da barragem de Itaipu voltou a ser fechado neste domingo (12), após passar 11 dias liberando água abundante por conta da cheia causada pelo período de intensas chuvas que atingiu todo o Paraná nas últimas semanas. Ele estava aberto desde o dia 1º para escoar a água excedente.
"A usina operou o vertedouro de forma a garantir a segurança da barragem e contribuir para mitigar o impacto das cheias na fronteira com o Paraguai, parte mais afetada pelas chuvas", explicou o superintendente de operação, Rodrigo Pimenta.
Com três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas, o vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A abertura do vertedouro é uma situação rara. Este ano, por exemplo, foi aberto apenas três vezes, se sempre que isso aconteceu se tornou um atrativo a mais para os turistas que visitam a usina. (Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu)