Show Rural encanta diretores do BNDES
Sem alarde, dois dos diretores do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estiveram em Cascavel nesta semana para conhecer mais sobre a Coopavel e sobre o Show Rural, um dos três maiores eventos do mundo em transmissão de tecnologias para o campo. Andre Correa, do Departamento do Complexo Agroalimentar e de Biocombustíveis, e o engenheiro Paulo Castor de Castro foram recebidos pelo presidente da Coopavel e por gerentes da cooperativa.
"O que vocês estão fazendo aqui é um aprendizado a todos nós. O Show Rural é um modelo em inovação para o mundo, evidenciando a força e a pujança do agronegócio brasileiro", disse Castro, que sugeriu o aumento de intercâmbios entre o BNDES, a cooperativa e a mostra de tecnologia. "Com esse compartilhamento de informações, todos nós podemos crescer ainda mais, dando parcela de colaboração para avanços em um setor que é a origem de todos os outros", afirmou.
Correa, por sua vez, agradeceu a recepção e citou a organização do Show Rural como um dos diferenciais da Coopavel, que atua em um setor que é a grande vocação do Brasil. "O acesso a todas essas informações nos ajuda muito a ampliar e a melhorar nossas defesas em favor do agro, de cujo segmento as cooperativas são uma parte fundamental", afirmou ele, se dizendo encantado com o que viu. O BNDES é um dos antigos parceiros da Coopavel em inúmeros projetos.
SUSTENTABILIDADE
A engenheira ambiental Lucimar Novaes falou aos visitantes sobre o compromisso da Coopavel e do Show Rural com a sustentabilidade e com a agenda do ESG. "O foco central da nossa cooperativa, e isso ocorre desde que ela começou as suas atividades, é com a produção e o respeito ao meio ambiente". Lucimar informou sobre os inúmeros cuidados adotados para preservar os mais diversos recursos naturais nos processos produtivos da cooperativa, bem como as ações adotadas para fazer do Show Rural um evento sustentável.
Há um rigoroso programa de gerenciamento de resíduos observado antes, durante e depois do evento, além da distribuição de lixeiras seletivas por todo o parque e substituição de copos e canudos convencionais por outros fabricados com materiais biodegradáveis. Técnica de compostagem transforma restos de alimentos em adubo e um programa exclusivo a mulheres, o Cooperelas, integra produtoras rurais e colaboradoras a um evento pautado em transmitir boas práticas ao campo.
Já a nutricionista Ediselma Waschington de Oliveira fez a apresentação do restaurante e informou sobre os inúmeros cuidados observados para que a comida servida atenda a aspectos ligados à segurança alimentar, à higiene, a questões sanitárias e de manipulação, bem como do cumprimento de leis e normas exigidos para uma estrutura responsável por alimentar milhares de pessoas diariamente durante o Show Rural. (Foto: Divulgação)