Curso gratuito ensina produtor rural a calibrar o pulverizador
Se você é produtor rural e ainda não domina a técnica necessária à calibragem adequada dos equipamentos utilizados para a pulverização da lavoura, basta clicar AQUI e seguir as recomendações indicadas para fazer um curso totalmente gratuito.
Esse é apenas um dos vários cursos oferecidos pelo Sistema Faep/Senar-PR, que vem se empenhando em reduzir a ocorrência de deriva dos agroquímicos e, com isso, garantir maior economia e maior eficiência na hora de combater as pragas daninhas.
Esse curso se destina a reforçar o trabalho da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), que lançou recentemente a Operação Agro+, destinada a inspecionar os pulverizadores in loco, uma ação de caráter educativo e preventivo para a correta utilização dos equipamentos destinados à lida no campo.
"Conseguimos montar um diagnóstico e orientar o produtor sobre os eventuais problemas e como corrigi-los", explica o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Young Blood. Segundo ele, essa operação representa uma mudança de atitude na fiscalização por parte da entidade para corrigir o problema da deriva no Estado, deixando a penalização para um segundo plano.
"Ao promover a eficácia agronômica e segurança na aplicação, a Adapar auxilia o produtor a ter um melhor controle da praga com menor custo. Além de obter melhor resultado, o produtor vai prolongar a vida útil do seu implemento e, o mais importante, atendendo a preceitos de segurança do trabalho e ambiental", ressalta a técnica do Sistema Faep/Senar-PR, Elisangeles Souza.
CARTILHA
O Sistema Faep/Senar-PR também dispõe de uma cartilha sobre inspeção de pulverizadores de barra, que reúne conceitos básicos relacionados à tecnologia de aplicação de agroquímicos, os principais fatores que interferem na qualidade do processo, como as condições meteorológicas, e como ajustar a técnica para evitar a ocorrência de deriva. Para obter a cartilha gratuitamente, basta clicar AQUI. (Foto: Sistema Faep/Senar-PR)